

Em caso de infiltrações por umidades acidentais muitas vezes a impermeabilização é sugerida, mas na grande maioria não é a principal ou única solução.
Quando se fala em impermeabilização, seja manta asfáltica, injeção de polímeros, entre outras formas, ela está ligada à consequência e não à causa do problema.
Empresas e caça vazamentos, na maioria dos casos, recomendam impermeabilização devido ao fato de que será necessário retirar todo acabamento acima da laje para o refazimento, portanto, podem eliminar a causa indiretamente, ou seja, sem que a tenham identificado e localizado, a um custo elevado e desnecessário.
Nesta maioria de casos a impermeabilização existente pode não apresentar problemas. Logo, não seria a solução adequada.
Existem outros meios, sem quebradeiras ou grandes intervenções, como solução.
A recomendação para impermeabilização necessita se respaldar em elementos técnicos após análise de caso, com maior rigor.
Estas manutenções desnecessárias costumam apenas mudar a localização das manifestações de umidade, deixando as causas com a mesma atividade.
Identificar e localizar causas responsáveis por manifestações de umidade acidental, com recomendações de solução a um custo otimizado, reduzindo ao máximo ou eliminando as intervenções destrutivas é o desafio da engenharia proposto pela Aqueduto66.
Impermeabilização é uma proteção adicional, um anteparo, para que em caso de acidentes com umidade acidental, terá por finalidade chamar atenção para um problema maior evitando maiores danos no acabamento ou estruturas.

